6 Dicas essenciais para ter um apê mais sustentável

16 de outubro de 2023

Sustentabilidade

8 minutos

Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de adotar práticas sustentáveis em suas vidas e, principalmente, em suas casas e apartamentos. O meio ambiente e o futuro do nosso planeta dependem de ações individuais que visem diminuir o impacto ambiental.

Pensando nisso, compartilhamos neste artigo 6 dicas úteis para ter um apartamento mais sustentável, que não só beneficiarão o meio ambiente, mas também ajudarão você a economizar dinheiro e energia.

Vem com a gente que vamos te ajudar a reduzir a sua pegada dentro do planeta!

1. PREFIRA LÂMPADAS LED

Substitua as lâmpadas tradicionais (incandescentes) por lâmpadas LED de baixo consumo. Além de serem mais duradouras, elas consomem menos energia e contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Estudos mostram que a iluminação representa cerca de 15% do consumo de energia em residências, portanto, essa simples troca pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel14524d924ee0930740febe5e5f76682d7dc7.jpeg

Lâmpadas LED são mais duradouras, consomem menos energia e contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa. (Imagem: Freepik)

2. APROVEITE A VENTILAÇÃO E A LUZ NATURAL

Uma atitude simples, mas muitas pessoas esquecem de apagar as luzes ou desligar aparelhos quando não estão usando. Durante o dia, aproveite a luz solar natural, abra a cortina, deixe os raios de luz iluminarem os ambientes e não se esqueça de apagar as luzes ao sair e desligar os aparelhos eletrônicos.

Você sabia que ainda que desligados, os aparelhos mantidos em stand-by consomem cerca de 15% da energia usada quando estão ligados dessa forma? Isso mesmo, essa informação é do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) e a dica é retirar da tomada os aparelhos que não estiver usando.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1452212350c2e9734481bffd68cf89c39a24.jpeg

Aproveite a luz solar natural durante o dia, abra a cortina e deixe os raios de luz iluminarem os ambientes. (Imagem: apartamento decorado Reserva Flor de Lótus em Araraquara)

3. REDUZA O CONSUMO DE ÁGUA

Instale dispositivos economizadores de água, como redutores de vazão nas torneiras e chuveiros. Também é importante estar atento (a) a vazamentos e consertá-los o mais rápido possível. Além disso, reutilize a água sempre que possível, como por exemplo, a água da máquina após ser usada para lavar as suas roupas, você pode reutilizar para limpar a casa, para lavar tapetes ou pano de chão. A água é um recurso precioso e economizá-la é essencial para a preservação do meio ambiente.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1452f2e8a96ddac74bc4aa6ebc8e7bb70e2e.jpeg

Redutores de vazão ajudam a economizar água. Lembre-se de fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos. (Imagem: Freepik)

4. UTILIZE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA DECORAÇÃO

Opte por móveis e objetos de decoração feitos com materiais sustentáveis, como a madeira certificada e o bambu. Além disso, evite o uso excessivo de produtos químicos na limpeza, optando por soluções naturais, como vinagre e bicarbonato de sódio. Essas escolhas ajudam a reduzir a poluição do ar e a preservar os recursos naturais. Em um mundo inundado por produtos descartáveis e excessos, abraçar um estilo de vida minimalista pode causar um impacto profundo na nossa pegada ecológica. Aplique esse princípio à escolha de móveis e decoração para o seu apartamento. Lembre-se que o menos é realmente mais!

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel145397b517e7626f45849c0d4cdf7624e7cb.jpeg

Prefira móveis e objetos de decoração feitos com materiais sustentáveis. (Imagem: apartamento decorado Reserva Flor de Lótus em Araraquara)

5. PRATIQUE A SEPARAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Implemente a coleta seletiva no seu apartamento, separando corretamente os resíduos orgânicos dos materiais recicláveis. Basta ter duas lixeiras distintas sendo uma para orgânicos e outra para recicláveis. Existem inclusive composteiras que podem ser usadas em apartamentos e você consegue transformar o seu lixo orgânico em fertilizante de plantas.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel14535ac1fa924aa74205a29b26ed6ddfa349.jpeg

Utilize uma lixeira distinta para descartar o lixo orgânico que também pode ser transformado em composteira. (Imagem: Freepik)

Além disso, busque reduzir a quantidade de lixo produzida, optando por produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis. A reciclagem é fundamental para a preservação dos recursos naturais e a redução da poluição. Pensando nisso, os empreendimentos da ADN Construtora contam com lixeiras para descarte seletivo nas áreas comuns.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel145511ba67483f334fd8a92b9b416a81ca01.jpeg

Os empreendimentos do Grupo ADN contam com lixeiras para descarte seletivo nas áreas comuns. (Imagem: Parque dos Jequitibás em Araraquara)

6. EVITE BANHOS LONGOS

Economizar energia elétrica é importante para o bolso, mas também para o meio ambiente. No caso do chuveiro ligado em modo inverno, ele pode ser responsável por até 20% do consumo de energia da sua residência. Então, reduza a frequência de banhos quentes, troque o modo inverno pelo modo verão e evite banhos muito longos. Se for cantar na hora do banho, lembre-se de desligar o chuveiro e aproveite para se ensaboar.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456f4ad0a4dd0434338b7083e9e1bd6a229.jpeg

Evite banhos muito longos e se quiser cantar, lembre-se de desligar o chuveiro e aproveite para se ensaboar. (Imagem: Freepik)

DICA BÔNUS:

Prefira eletrodomésticos de baixo consumo e que contenham o selo PROCEL, pois de acordo com o Inmetro, esses aparelhos apresentam um desempenho melhor em relação ao consumo de energia. Por exemplo, os eletrodomésticos com selo de classe energética A consomem até 70% menos energia. Lembre-se que o modo stand by faz com que seus eletrodomésticos continuem consumindo energia, portanto quando for dormir, trabalhar ou até mesmo viajar desligue o que for possível da tomada.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456e700a56f3e114c72ba2f68cd52bb4a91.jpeg

Prefira eletrodomésticos que contenham o selo PROCEL, os de classe energética A consomem até 70% menos energia. (Imagem: ENETEC UnB)

PEQUENAS AÇÕES INDIVIDUAIS

A adoção dessas dicas não só tornará o seu apartamento mais sustentável, mas também influenciará positivamente o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, além de te ajudar a economizar dinheiro.

Essas pequenas ações individuais podem ter um impacto significativo quando se trata de sustentabilidade e utilização consciente de recursos naturais.

Lembre-se de que as escolhas sustentáveis não se limitam apenas ao ambiente doméstico, mas em todas as suas ações diárias, como por exemplo:

– Troque o carro 1 vez por semana por transporte público ou bike.

– Não use copos ou canudos plásticos e quando o fizer, descarte corretamente no lixo reciclável e não jogue no meio ambiente.

– Substitua sacolas plásticas por ecobags que são sacolas feitas de tecido ou material reciclado.

– Prefira consumir produtos e serviços de empresas que sejam comprometidas com o meio ambiente.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS DO GRUPO ADN

No Grupo ADN, os projetos são desenvolvidos e implantados seguindo diretrizes importantes e focadas em inovação e sustentabilidade. Os empreendimentos da ADN Construtora e Livon, por exemplo, seguem as melhores práticas ESG que contribuem para mudanças sociais e ambientais efetivas.

Além das regras disponíveis para as áreas comuns que incentivam os moradores a manterem o condomínio sustentável, a ADN Construtora, uma empresa do Grupo ADN, durante as etapas de construção de cada empreendimento, promove o reuso de água e a reutilização de entulho que, após processamento e manipulação, pode ser aplicado na construção de calçadas e demais locais do empreendimento.

A construtora também implementou em algumas obras, bicicletários com bebedouros, ponto de energia e internet com acesso livre à população em geral, um ótimo ponto de descanso para ciclistas e esportistas que estiverem nas imediações de um empreendimento da ADN.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456e010778bdfd74f7cb376cd8aa5b5b604.jpeg

Obra da ADN Construtora conta com bicicletário, bebedouro, ponto de energia e internet com acesso livre à população em geral.
 (Imagem: Rafael Silva)

Em parceria com cooperativas de reciclagem, a ADN disponibiliza um espaço em suas obras dedicado à separação de lixo reciclável permitindo que catadores façam a retirada dos materiais em segurança. Outro diferencial é que a ADN também adotou refletores com energia fotovoltaica em seus empreendimentos, ou seja, gera energia elétrica a partir da luz solar.

Ao adquirir um apartamento do Grupo ADN, você tem a certeza de que a empresa prioriza a sustentabilidade em todas as etapas da construção e incentiva os moradores de seus empreendimentos a serem parte da mudança, afinal, juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro mais sustentável para todos.

Inspire-se nessas dicas e ajude a construir um mundo melhor e mais sustentável.

Gostou deste artigo? Para mais dicas sustentáveis, de financiamento ou saber como conquistar o seu apê, confira outros conteúdos aqui no nosso Blog.

Aproveite para conhecer mais sobre a Livon 🙂

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Receba as novidades mais relevantes e imperdíveis do mercado imobiliário e da LIVON.